top of page
Image by Zach Lucero
logo-final-oficial-2.png

Blog das lojas

logo-canguru_edited.png

Vacina BCG: veja os motivos para aplicar o mais cedo possível antes dos 5 anos

A vacina BCG, também conhecida como Bacilo de Calmette e Guérin, é recomendada como uma medida preventiva contra as formas graves de tuberculose. Para obter máxima eficácia, a vacinação é realizada em dose única o mais cedo possível, de preferência nas primeiras 12 horas após o nascimento, ainda na maternidade.



Desenvolvida em 1921 por Léon Calmette e Alphonse Guérin, tem como objetivo proteger contra a tuberculose, uma doença contagiosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis. O nome "BCG" deriva das iniciais dos pesquisadores responsáveis por sua criação.


Além dos pulmões, a tuberculose também pode afetar os ossos, rins e as meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro.


Os sintomas da forma ativa da tuberculose pulmonar incluem tosse, que por vezes pode apresentar expectoração e sangue, falta de ar, dores no peito, fraqueza, perda de peso, febre e sudorese, principalmente no final do dia.


Então, Mamães e Papais, fiquem atentos e cuidem de quem vocês mais amam. A Vacina BCG é uma das prioridades para a saúde do bebê após o nascimento.


Como faço para encontrar a Vacina?


A BCG é uma vacina gratuita e distribuída nas maternidades que atendem pelo SUS, verifique informações detalhadas dos locais com a prefeitura de sua cidade.




Comments


Espaço do bebê

Quero organizar o meu 

 chá de bebê na Olá Mamãe!

Produzido por Lojas Olá Mamãe | contato@olamamae.com.br | Rio Grande do Sul - Brasil

Todos os Direitos Reservados

bottom of page