Cartilha do Estado Guia Gestores na Construção de Políticas Públicas para a Primeira Infância
Uma iniciativa inovadora do governo do Estado está ganhando destaque: a Cartilha sobre Escuta Infantil. Desenvolvida pelo Comitê Intersetorial pela Primeira Infância (Ceipi), sob a coordenação do Gabinete do Vice-Governador, esse documento abrangente oferece um guia passo a passo para gestores públicos que buscam ouvir as vozes das crianças e moldar políticas públicas direcionadas à infância.
O vice-governador Gabriel Souza enfatiza a importância da cartilha como mais uma contribuição valiosa do Ceipi, cuja missão é construir o Plano Estadual pela Primeira Infância. "Estamos realizando audiências públicas em todo o Estado para ouvir as comunidades locais, mas a escuta infantil é uma abordagem enriquecedora. Os municípios podem implementá-la, permitindo que compreendam a visão das próprias crianças sobre o que esperam para o futuro", destaca Souza.
Gabriela Martins e Cristiane de Oliveira, responsáveis pela organização do texto, enfatizam que a cartilha aborda a escuta como um direito da criança. Ao ser ouvida, a criança torna-se parte ativa na formulação de políticas públicas que afetam diretamente sua realidade. Cristiane, membro da Equipe Estadual do Primeira Infância Melhor (PIM), destaca que a cartilha também oferece um caminho metodológico para uma escuta acolhedora, criativa e que proporciona um ambiente confortável para a participação das crianças.
Explorando a Cartilha: Um Guia Detalhado
A cartilha está dividida em três partes fundamentais. A primeira aborda o marco teórico e legal, delineando a história dos processos da infância, o marco legal da primeira infância e a explicação da importância da escuta infantil na produção de políticas públicas para essa faixa etária.
A segunda parte aprofunda os aspectos metodológicos da escuta de crianças, contextualizando os participantes do processo, o papel dos adultos responsáveis, a quantidade de pessoas envolvidas e suas funções, o acolhimento, a preparação do espaço físico, as combinações iniciais, o consentimento de responsáveis e crianças, e o uso responsável do material coletado.
Na última seção, são apresentadas atividades e estratégias para a interação com as crianças, descrevendo os "espaços brincantes" adequados, que estimulam e confortam as crianças, mesmo quando estão fora de suas residências. O capítulo aborda a importância dos desenhos, a utilização de identificações como ferramentas de troca e ambientação, a narração de histórias e suas conexões com as crianças, além de listar as principais perguntas disparadoras para que outros possam utilizar essas ferramentas para escutas de qualidade.
Capacitação para os Municípios: Levando a Prática para a Realidade
Com o intuito de capacitar equipes e educadores municipais sobre o conteúdo da cartilha, representantes do Ceipi conduzirão encontros online nos dias 10 de novembro e 1º de dezembro. Essas sessões oferecerão conhecimentos e ferramentas essenciais para profissionais de diversas áreas, capacitando-os para a realização de atividades de escuta de crianças e contribuindo para a construção do Plano Estadual pela Primeira Infância do RS.
Para acessar a cartilha, clique aqui. Explore este recurso valioso e mergulhe no universo da escuta infantil, contribuindo para o desenvolvimento de políticas públicas mais inclusivas e sensíveis às necessidades das crianças.
Fonte: pim.saude.rs.gov.br
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